Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GRAMOFONE

às voltas com os discos às voltas.

GRAMOFONE

às voltas com os discos às voltas.

Linguados Poetas @ Má Língua (Sessão 2)

aY (2).jpg

No Sábado voltámos ao Má Língua para o segundo serão consecutivo da amostra de cantautores que estará em cartaz até ao final do corrente mês. O alinhamento, a cargo de David Caiado, sofreu uma alteração nesta noite devido a impossibilidade de Renato Folgado comparecer, e foi escalonado Gabriel Pepe para suprir a baixa. 

Os concertos começavam após mais uns copos e amena cavaqueira com as caras familiares, e sempre amistosas, que preenchem os lugares e recantos do referido bar. Avançou assim Gabriel Pepe para uma prestação extremamente personalizada, ao longo da qual o jovem compositor foi desenrolando as canções que valem como etapas da viagem abstracta que estará retratada no seu álbum de estreia, ainda sem título definido. Gabriel vai construindo um mundo próprio, pintado em tons rurais (que nos remetem para Fausto aqui e ali), através da imagética desenhada pelos poemas que canta, onde faz múltiplos olhares introspectivos, sempre com o intuito de alcançar o que o destino lhe terá traçado. Apesar do convite em cima da hora, Gabriel Pepe teve a felicidade contar com um trompetista, que o acompanhou nalguns do temas, que valeu como raios de sol iluminando os vales e vozes do cenário conceptual que o autor criou. Para o final guardou um par de temas que não pertencem à temática do disco, e que permitiram à plateia gingar na recta final.

CL.JPG

O músico moçambicano Malenga foi o senhor que seguiu, trazendo-nos um cheirinho imediato a África, emanado pelas cordas da sua imparável guitarra. Os acordes desconcertantes sucedem-se, saídos das precisas mãos deste artista multidisciplinar, e aos poucos vamos ficando familiarizados com os ritmos. Malenga, que significa poeta no diccionário suaíli, apresentou um concerto bem concentrado e directo ao assunto, que claramente foi conquistando progressivamente os mais atentos na sala do Má Língua. 

A próximo sessão desta mostra acontecerá na próxima Sexta-feira, com John Douglas e André David em acção.